"Um lugar para se encontrar dicas, sugestões e informações sobre como viver e trabalhar nos Emirados Árabes Unidos."

Sejam Bem-Vindos!!!

destinodubai@gmail.com





Vagas de empregos em Abu Dhabi

Written on 03:07 by Alex Calé

Finalmente consegui algumas vagas de emprego para postar por aqui.

Estamos procurando Bartenders e Garçons de Bar.
Com experiência, carisma, desejo de trabalhar, crescer e se desenvolver.
Deve falar inglês fluente.
Boa aparência.
para garçon de bar, preferencialmente mulheres.

Se tiver interesse mande seu CV em inglês com foto para destinodubai@gmail.com

Aguardo seu contato

Alex

O que o Brasileiro tem?

Written on 00:16 by Alex Calé

Bom, quando falamos em mercado de trabalho internacional estamos falando de concorrência pesada.


Os profissionais europeus estão por toda parte, principalmente nos mercados mais carentes como Oriente Médio e Região Ásia-Pacifico. É difícil concorrer com eles já que existe uma pré-disposição que os candidatos europeus são melhores que os outros. sinceramente questiono um pouco isto.

Vamos analisar o que eles tem a mais e a menos que nós brasileiros:
Escolaridade e Nível das Escolas, ok, eles saem na frente. Infelizmente nossas escolas e o nosso sistema educacional não adiciona muitos pontos em nosso CV.
Faculdade, novamente outro ponto para os europeus.
Aqui quero deixar uma dica para quem esta pensando em ingressar em uma faculdade. Não importa onde você fez seu colegial e ensino fundamental, seja na escola municipal próxima da sua casa ou no melhor colégio particular da sua cidade. Uma vez dentro da faculdade, todos estão no mesmo nível. Pelo menos na teoria.
Muito cuidado na escolha da faculdade. Se você infelizmente estudou em escolas ruim no ensino fundamental e colegial procure uma boa faculdade. O Brasil viu um aumento do numero de faculdades impressionante nos ultimos anos, em São Paulo chegou-se a comentar uma época que uma pessoa passando em frente a uma faculdade deixou cair seu RG e a faculdade o matriculo naquele mesmo momento. Não seja vitima de uma faculdade ruim.
Não estou aqui para fazer propaganda de nenhuma faculdade, apenas para alerta-los que a concorrência é pesada fora do Brasil.

Quando estava no processo seletivo de meu ultimo e de meu atual emprego fora do Brasil concorri com pessoas formadas em faculdades melhores que a que eu me formei e muito mais conhecidas. Inclusive concorri com candidatos formados em hotelaria na Suiça.

E fica a pergunta, o que o Brasileiro tem?
O brasileiro tem jogo de cintura. Vou provar isso com uma tipica pergunda de profissionais de RH pouco preparados, ou aquele que leram dois livros sobre comportamento organizacional, entrevistas bem sucedidas e o Monge e o Executivo e pensam que sabem tudo. Tenho certeza que vários de vocês já se depararam com estes profissionais não somente de RH, acredito que eles existam em todos os segmentos da empresa.

O entrevistador mostra a foto abaixo ao candidato e pergunta?


Você acha que o copo esta meio cheio ou meio vazio?

Vamos as possibilidades:
1- Se o candidato responder que o copo esta meio cheio o entrevistador marcará um ponto positivo para o candidato, já que este tem uma visão positiva da situação.
2- Se o candidato responder que o copo esta meio vazio, hummmmm, existe uma boa chance de o entrevistador dispensa-lo já que na visão deste o canditato é negativo e tem uma visão muito pequena da situação.
3- Terceira possibilidade, e se o candidato disser que o copo esta exatamente pela metade. Ah, pegamos o RH, bem provavelmente o entrevistador irá pedir para o candidato optar entre a opção 1 ou 2, mesmo assim fará uma marca negativa no candidato por não ter uma opinião clara formada.

A melhor resposta. Caso a empresa que você esta aplicando ainda usa este tipo de pergunta, você deveria perguntar a si mesmo se deseja mesmo fazer parte daquela organização. Caso a sua resposta seja sim eis minha dica.

Seja honesto com o entrevistador, minha resposta seria:

Bem, temos algumas possibilidades, se eu disser que o copo esta meio cheio, você com certeza irá gostar de mim, pois pensará que tenho uma visão positiva das coisas. Agora se e te disser que para mim o copo vai estar sempre meio vazio? O que você vai pensar?
Digo que o copo esta sempre vazio pois eu tenho desejo de sempre aprender mais, de crescer, de me desenvolver. Tenho em minha bagagem profissional um forte histórico em Alimentos e Bebidas e se o copo esta meio vazio, eis minha oportunidade de vender mais uma bebiba, o que não existiria se o copo estivesse meio cheio. Ou seja minha visão negativa da situação na verdade tem um fundo positivo.

Deixo minha pergunta:
Diante desta situação e de minha resposta, o que você acha, o copo esta meio cheio ou meio vazio.

Você realmente acredita que algum europeu robotizado iria dar uma resposta destas? você acha que alguém formado na Suiça já pensou nisso? Nós brasileiros temos o jogo de cintura, a flexibilidade e o carisma em nosso sangue, desde o primeiro dia de nossas vidas. Una o jeitinho brasileiro usado de maneira correta ao sorriso genuíno que somente nós temos, eis algo que nenhum europeu conseguirá te passar.
Usemos isso a nosso favor.

Abraços,
Alex

Tradução e Formulação do Curriculum

Written on 20:58 by Alex Calé

Como já mencionei antes Curriculum mal formulado e com erro de gramática não tem cabimento nem chance de emprego. Para ajudar aqueles que estão procurando um emprego em Dubai ou nos Emirados Árabes estou disponibilizando um serviço a valores extremamente competitivos.


Tradução do CV de Português para Inglês incluindo carta de apresentação.

Para maiores informações e-mail para: destinodubai@gmail.com

Não fique para trás no mercado.

Como conseguir um emprego nos hotéis de Dubai

Written on 02:14 by Alex Calé

Vou dedicar este tópico a todos que querem vir para os Emirados mas ainda não sabem bem como conseguir um emprego por aqui.


Existem várias maneiras de se entrar em contato com os hotéis da região em busca de um emprego. A primeira é entrar no site da empresa e buscar por vagas da mesma maneira que fazemos no Brasil.

Outra possibilidade são sites de empresas recrutadoras, uma das maiores e mais utilizadas em Dubai e em todos os Emirados é a Caterer Global, site: http://www.catererglobal.com/ eles estão no mercado a muitos anos e a grande maioria dos hotéis da região busca profissionais por eles.

Muito importante, a Caterer Global não cobra nada do candidato. A cobrança é feita da empresa que esta recrutando.

Acredito que empresas sérias não cobram taxas dos candidatos sem mostrar nenhum resultado. Muito cuidado, existem muitos picaretas no mercado em busca do seu dinheiro, com promessas de emprego garantido, web sites atraentes e cheios de propaganda estas empresas estão apenas te enganando.

Pretendo postar em breve uma lista dos hotéis com unidades em Dubai e Abu Dhabi para facilitar a busca por empregos na área.

Hoje em dia uma das melhores maneiras de se procurar um emprego é através do Networking, mais e mais as empresas contratam por indicações de funcionários. Tenha o seu network atualizado. Digo isso porque meus ultimos dois empregos, um em Dubai e meu atual em Abu Dhabi foram através de pessoas conhecidas e amigos que me indicaram. No caso do segundo eu nem esperava quando recebi a oferta.

Sites de relacionamento profissional como Linkedin ajudam a manter profissionais em contato. Cuidado com o que você escreve no seu perfil nestes sites, o seu perfil e comentários podem tanto te ajudar como jogar contra você.

Aguardem a lista de hotéis de Dubai.

Carteira de Habilitação

Written on 14:13 by Alex Calé

Vou dedicar este tópico aos brasileiros que já estão pelos Emirados ou aqueles que já estão a caminho.

Uma vez que mudamos para Dubai, Abu Dhabi, Al Ain, Fujeirah e por ai vai o carro é algo extremamente necessário se não quisermos ficar dependendo de taxis legais e clandestinos.

Bom, o processo de tirar a habilitação nos Emirados é lento e doloroso mas que com o jeitinho brasileiro pode ser facilitado.

Para vários países o processo é bem simples, você leva a habilitação do seu país, juntamente com o seu passaporte com o visto de residente no orgão de transito responsável, preenche um formulário, paga uma taxa e pronto, sua carteira de motorista dos Emirados esta pronta.
Infelizmente para os brazucas o caminho é outro....

Primeiramente precisamos de uma carta da empresa onde trabalhamos declarando que eles não se opões a você tirar a Driving Lisence por aqui.
Você vai precisar desta carta, da sua habilitação brasileira e do seu passaporte original com o visto de residente.
Com isto em mãos, vá até a Driving Centre mais próxima da sua casa e se inscreva no curso.

O curso é composto assim como no Brasil de duas partes, prática e teórica.
Na parte teórica, por sermos brasileiros conseguimos escapar das aulas, mas temos que fazer a prova que não é nada absurdo.
Para quem tiver curiosidade em saber o link com um teste de exemplo é o seguinte: http://etraffic.rta.ae/rta/english/e_services.jsp?Page=A469

Feito isso você vai receber um ok da escola para seguir adiante.

Para a parte prática, como já possui habilitação, você vai direto para um assessment test, um teste prático, bem tranquilo onde um instrutor vai verificar e comprovar se você sabe mesmo dirigir.
Depois deste deste ele vai te dar um OK para seguir adiante.
Completado estes dois estágios a auto escola vai te mandar fazer algumas aulas, 40 aulas são obrigatórias em Dubai, quem já tem habilitação pode escapar de fazer as aulas, mas paga por elas da mesma forma.

Sugiro fazer algumas aulas somente para pegar alguns truques e manias deles por aqui.

Pronto, feito isso, vamos para a prova final.

A prova final consiste em uma voltinha pelo quarteirão, nada mais que isso.
Vão no carro o fiscal do governo mais 4 estudantes, que vão revezando a direção.

O fiscal vai mandar você sair com o carro, vira para a esquerda, direita, faz o retorno, para no farol, acostamento, se tudo correr bem ele manda você parar e chama o próximo da lista. Caso correr algo errado ele manda você para na hora e chama o outro da mesma maneira.

Se você passou no teste meus parabéns, você conseguirá pegar sua habilitação nas próximas horas, se não passou, vai voltar para a fila, fazer umas aulas adicionais obrigatórias, vai pagar por outra prova que só vai acontecer dali um mês.

Não fique chateado se você falhar na primeira prova, acontece com muita gente, inclusive comigo. Fui reprovado na baliza, que ridículo, justo eu que sempre morei em prédio.

A carteira de habilitação em Dubai é uma maquina de fazer dinheiro para o governo, por isso existem tantos passos e taxas, também por isso muitas pessoas reprovam na primeira tentativa.

A melhor dica que posso dar é para falarem com quem já mora por aqui, peçam dicas da auto escola, todos tem algum esquema ou conhecem alguém que pode ajudar a facilitar o processo.

Espero ter ajudado de alguma maneira. De qualquer forma quem precisar de maiores informações a respeito por favor me procurem.


Boa sorte na prova....

Preparando seu CV

Written on 14:35 by Alex Calé

Depois de decidido sair do Brasil, no caso irei focar mais no Destino: Dubai e Emirados Árabes o próximo passo é elaborar um bom Currículo.

Neste momento gostaria de deixar clara minha opinião, existem dois tipos de CV, aquele que vai te dar uma melhor chance de emprego ou vai te ajudar a conseguir uma entrevista mais rápido e o outro tipo é o que vai passar desapercebido por todos no setor de RH da empresa.

Lógico que quando estamos buscando algo devemos sempre optar pela primeira opção, aquele CV que vai nos dar melhores chances contra a concorrência.

Uma das coisas mais importantes que considero em um CV é a sinceridade do candidato, quando estiver elaborando seu currículo seja sincero, nada pior do que um CV mentiroso, acreditem no ditado popular que mentira tem perna curta. Se a informação não for verdadeira você perderá toda a credibilidade com o entrevistador.

Seu Currículo deve ser dividido nas seguintes partes:

1. Carta de apresentação

Diga porque você esta enviando seu CV, se apresente, dê algumas caracteristicas a seu respeito, faça que com a pessoa que esta lendo sua carta de apresentação tenha vontade de ler seu Currículo completo.

2. Informações pessoais

De dados a seu respeito, onde mora, estado civil, filhos ou não, telefone e e-mail para contato. Evite informações desnecessárias num primeiro momento como número de documentos

3. Foto

Coloque uma ótima foto em seu Currículo. Minha recomendação é que você tire uma foto exclusivamente para seu CV, bem apresentado. Evite fotos recortadas, fotos na balada, no meio de pessoas, etc. Coloque se possivel uma foto sorrindo, mostre que além da boa aparência você também conta com um lindo sorriso e uma arcada dentária perfeita.

4. Formação e Cursos

Diga no que é formado, onde se formou e quando.

Mencione cursos relevantes, evite colocar informações que não vão agregar valor ao seu CV.

5. Informática

Parece besteira mas mencione o que você conhece, diga qual seu nível no pacote Office, mencione outros softwares que conhece.

6. Línguas

Para quem esta procurando um emprego fora do Brasil a língua inglesa é fundamental, lembre que estou focando nos Emirados Árabes, diga onde estudou, qual seu domínio da língua. É de extrema importância a sinceridade e honestidade neste ponto. Seja sincero no seu domínio da língua, não tenha vergonha se for básico.

7. Experiência Profissional

Coloque seus últimos empregos nesta parte, mencione a empresa, seu cargo e o tempo de permaneceu no emprego.

8. Principais atividades desenvolvidas

Bom, agora é hora de falar o que você fez e com o que já trabalhou, mencione projetos relevantes, atribuições e atividades que você desenvolveu.

9. Assine seu Currículo

Se você for entregar seu CV pessoalmente na empresa assine-o. Caso contrario por e-mail não mande um e-mail em branco. Se apresente brevemente, bem como apresente seu CV e se coloque a disposição da empresa para um contato.


Para finalizar, leia, leia e leia novamente seu Currículo, até você decidir se contratar, o Currículo só é bom o bastante quando nós mesmos lemos e dizemos: eu me contrataria.


Boa Sorte

cu

Evolução de Dubai

Written on 01:52 by Alex Calé

Para deixar todos com mais vontade de mudar para este lugar estou postando uma série de fotos que mostram a evolução de Dubai.


Dubai em 1960
Dubai em 1990

Sheikh Zayed Road 1993

Sheikh Zayed Road 1999

Sheikh Zayed Road 2006

Vista aérea de Dubai 2007


Vista aérea de Dubai 2007

Sheikh Zayed Road, 2008

Dubai Marina 2009

Mãe, vou mudar para Dubai

Written on 01:30 by Alex Calé

Mãe, vou mudar para Dubai. Você já se imaginou falando isso para sua familia, parentes e amigos.
Confesso que ao mesmo tempo que é um prazer muito grande dá um certo frio na barriga.


O que quero abordar neste tópico é o apoio da família. É importantíssimo para todo expatriado ter apoio da familia desde o inicio do processo.
Converse com sua família, veja o que eles pensam a respeito. Sei que muitas vezes eles não vão poder nos ajudar a decidir muito menos nos ajudar depois da mudança, mas pelo menos terão uma participação importante neste período da sua vida.




Toda mãe vai reclamar que você não liga o suficiente, que nem parece filho, que você esqueceu da família, que todos perguntam de você e ela não sabe o que dizer e por ai vai... mas ao mesmo tempo que elas reclamam de tudo isso acham o máximo falar para as amigas, tias, parentes e aqueles vizinhos chatos que o filho ou filha dela mora em Dubai, que é super chique...blá, blá, blá... sabe como é papo de elevador....


Posso te garantir que toda sua família, parentes e amigos vão ficar orgulhosos de poderem falar para os amigos deles que eles tem um filho, neto, sobrinho ou amigo que mora em Dubai.
Mas digo com certeza para vocês que conseguir um emprego em Dubai não é tão fácil assim, e depois que se esta por aqui o complicado é ficar por aqui....rs


No meu próximo post vou começar a entrar no assunto de como conseguir um emprego em Dubai, como se preparar para sua entrevista por telefone e principalmente como identificar armadilhas, acreditem existem muitas.


Alex



Vista de Dubai a noite, foto tirada do Zabeel Park

Preparação para a partida

Written on 14:37 by Alex Calé

Depois de decidido sair do Brasil o primeiro passo é escolher para onde vamos.
Felizmente temos muita sorte de termos nascido brasileiros e somos bem vindos em todos os países do mundo. Mesmo que você não goste e futebol você vai agradecer muito ao Kaká, Romário, Ronaldo e cia.


Ao longo dos meus anos morando fora do Brasil assim que mencionava para um estrangeiro que eu era brasileiro a primeira coisa que eles falavam era um monte de nome de jogador de futebol. Acreditem, mesmo que você não goste dos jogadores ou de futebol vale a pena saber o que esta acontecendo ou quem são as estrelas para quebrar o gelo inicial.


Digo isso para tranqüilizar a todos que independente do país que escolherem tenho certeza que serão bem recebidos e bem acolhidos pela comunidade local.


Escolhido o país vamos a língua. No meu caso morei na Inglaterra, Estados Unidos e atualmente moro nos Emirados Árabes Unidos. Sempre utilizando a língua inglesa.
Tenha o domínio da língua. É muito mais valido você falar uma língua perfeitamente do que conhecer cinco e não falar bem nenhuma delas.


Invista em um bom curso de Inglês. O Brasil esta repleto de escolas boas e de picaretas tentando levar seu dinheiro. Antes de pagar a matrícula na escola procure referências, a internet é um bom começo para isso, coloque o nome da escola no Google, veja o que vem.
Se você conhece alguém que fala inglês pergunte referências para esta pessoa, tenho certeza que ela vai poder te ajudar.


Vou bater muito nesta tecla da língua, lembre-se que depois de mandar seu CV, caso aceito a empresa vai fazer um primeiro contato por e-mail agendando uma entrevista por telefone, o que vai ocorrer tudo em inglês, então melhor estar preparado.


Quando elaborando seu CV, tenha muito cuidado para não ter erros ortográficos, isso já tira pontos logo de cara. Cuidado ao traduzir seu CV do português para o inglês, muitas expressões são diferentes e podem não fazer sentido quando traduzidas.


Se achar necessário procure um profissional para traduzir seu Currículo, não veja isto como um gasto a mais, mas sim como um investimento no seu futuro.


Até breve.



Em frente ao conhecido Burj Dubai, que no dia da inauguração recebeu outro nome: Burj Khalifa

Momento de Decisão

Written on 01:53 by Alex Calé

Não sei bem por que mas chega um momento na vida de muitas pessoas quando morar fora do Brasil torna-se um sonho, um desejo ou simplesmente a vontade de ter uma experiência diferente.

Se você está vivendo algo parecido ou já viveu sabe muito bem do que estou falando.
Mudei para fora do Brasil pela primeira vez quando tinha 19 anos, mudei para a Inglaterra com o objetivo de estudar e aprender a lingua inglesa. Foi sem dúvida uma das melhores decisões que tomei, tenho certeza que mudou totalmente o resto da minha vida, tanto pessoalmente como profissionalmente. Depois de um ano na Inglaterra, voltei para o Brasil por 2 anos, quando surgiu uma nova oportunidade de ir para os Estados Unidos, lógico que fui. Trabalhar para a Disney era um sonho antigo.

Novamente de volta ao Brasil para terminar a faculdade, missão cumprida, Estados Unidos novamente, desta vez trabalhando para Disney Cruise Line, grande oportunidade de conhecer muitos lugares.

Mais uma vez retorno ao meu porto seguro, Brasil amado, tudo começa a se acertar, vem familia, filha, mas a vontade de morar fora ainda persiste.

Surge uma oportunidade de trabalhar em Dubai nos Emirados Árabes, e por que não. E aqui estou eu indo para meu terceiro ano na terra dos Sheikhs.

Se você já passou por algo semelhante, tem vontade de morar fora espero poder te ajudar.
A pergunta principal que você deve se fazer é: Quero realmente morar fora do Brasil?
Estou disposto a morar longe da minha familia e dos meus amigos? Quero aprender uma nova cultura, conhecer novas pessoas? Globalizar minha personalidade? Novos desafios, novas culturas....
Se sua resposta for sim, se prepare seu sonho virar realidade antes mesmo do que você imagina.

O primeiro passo será preparar seu Currivulum Vitae em Inglês, claro, para que você tenha melhores chances no mercado externo.

Como preparar seu CV focando em conseguir um emprego fora do Brasil será o próximo tópico que pretendo abordar.

Até breve,
Alex Calé


Alex em Frente ao Burj al Arab, cartão postal de Dubai

Related Posts with Thumbnails