"Um lugar para se encontrar dicas, sugestões e informações sobre como viver e trabalhar nos Emirados Árabes Unidos."

Sejam Bem-Vindos!!!

destinodubai@gmail.com





Carteira de Habilitação

Written on 14:13 by Alex Calé

Vou dedicar este tópico aos brasileiros que já estão pelos Emirados ou aqueles que já estão a caminho.

Uma vez que mudamos para Dubai, Abu Dhabi, Al Ain, Fujeirah e por ai vai o carro é algo extremamente necessário se não quisermos ficar dependendo de taxis legais e clandestinos.

Bom, o processo de tirar a habilitação nos Emirados é lento e doloroso mas que com o jeitinho brasileiro pode ser facilitado.

Para vários países o processo é bem simples, você leva a habilitação do seu país, juntamente com o seu passaporte com o visto de residente no orgão de transito responsável, preenche um formulário, paga uma taxa e pronto, sua carteira de motorista dos Emirados esta pronta.
Infelizmente para os brazucas o caminho é outro....

Primeiramente precisamos de uma carta da empresa onde trabalhamos declarando que eles não se opões a você tirar a Driving Lisence por aqui.
Você vai precisar desta carta, da sua habilitação brasileira e do seu passaporte original com o visto de residente.
Com isto em mãos, vá até a Driving Centre mais próxima da sua casa e se inscreva no curso.

O curso é composto assim como no Brasil de duas partes, prática e teórica.
Na parte teórica, por sermos brasileiros conseguimos escapar das aulas, mas temos que fazer a prova que não é nada absurdo.
Para quem tiver curiosidade em saber o link com um teste de exemplo é o seguinte: http://etraffic.rta.ae/rta/english/e_services.jsp?Page=A469

Feito isso você vai receber um ok da escola para seguir adiante.

Para a parte prática, como já possui habilitação, você vai direto para um assessment test, um teste prático, bem tranquilo onde um instrutor vai verificar e comprovar se você sabe mesmo dirigir.
Depois deste deste ele vai te dar um OK para seguir adiante.
Completado estes dois estágios a auto escola vai te mandar fazer algumas aulas, 40 aulas são obrigatórias em Dubai, quem já tem habilitação pode escapar de fazer as aulas, mas paga por elas da mesma forma.

Sugiro fazer algumas aulas somente para pegar alguns truques e manias deles por aqui.

Pronto, feito isso, vamos para a prova final.

A prova final consiste em uma voltinha pelo quarteirão, nada mais que isso.
Vão no carro o fiscal do governo mais 4 estudantes, que vão revezando a direção.

O fiscal vai mandar você sair com o carro, vira para a esquerda, direita, faz o retorno, para no farol, acostamento, se tudo correr bem ele manda você parar e chama o próximo da lista. Caso correr algo errado ele manda você para na hora e chama o outro da mesma maneira.

Se você passou no teste meus parabéns, você conseguirá pegar sua habilitação nas próximas horas, se não passou, vai voltar para a fila, fazer umas aulas adicionais obrigatórias, vai pagar por outra prova que só vai acontecer dali um mês.

Não fique chateado se você falhar na primeira prova, acontece com muita gente, inclusive comigo. Fui reprovado na baliza, que ridículo, justo eu que sempre morei em prédio.

A carteira de habilitação em Dubai é uma maquina de fazer dinheiro para o governo, por isso existem tantos passos e taxas, também por isso muitas pessoas reprovam na primeira tentativa.

A melhor dica que posso dar é para falarem com quem já mora por aqui, peçam dicas da auto escola, todos tem algum esquema ou conhecem alguém que pode ajudar a facilitar o processo.

Espero ter ajudado de alguma maneira. De qualquer forma quem precisar de maiores informações a respeito por favor me procurem.


Boa sorte na prova....

If you enjoyed this post Subscribe to our feed

2 Comments

  1. Unknown |

    Olá boa noite poderia explicar aonde posso obter um visto de residente escolar para mim e o meu filho ou mesmo separado

     
  2. Anônimo |

    Alex boa noite
    cara voce lembra quanto voce pagou no total pela cnh em dubai?

    em.dutra@hotmail.com

    obrigado!!

     

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails