"Um lugar para se encontrar dicas, sugestões e informações sobre como viver e trabalhar nos Emirados Árabes Unidos."

Sejam Bem-Vindos!!!

destinodubai@gmail.com





O que o Brasileiro tem?

Written on 00:16 by Alex Calé

Bom, quando falamos em mercado de trabalho internacional estamos falando de concorrência pesada.


Os profissionais europeus estão por toda parte, principalmente nos mercados mais carentes como Oriente Médio e Região Ásia-Pacifico. É difícil concorrer com eles já que existe uma pré-disposição que os candidatos europeus são melhores que os outros. sinceramente questiono um pouco isto.

Vamos analisar o que eles tem a mais e a menos que nós brasileiros:
Escolaridade e Nível das Escolas, ok, eles saem na frente. Infelizmente nossas escolas e o nosso sistema educacional não adiciona muitos pontos em nosso CV.
Faculdade, novamente outro ponto para os europeus.
Aqui quero deixar uma dica para quem esta pensando em ingressar em uma faculdade. Não importa onde você fez seu colegial e ensino fundamental, seja na escola municipal próxima da sua casa ou no melhor colégio particular da sua cidade. Uma vez dentro da faculdade, todos estão no mesmo nível. Pelo menos na teoria.
Muito cuidado na escolha da faculdade. Se você infelizmente estudou em escolas ruim no ensino fundamental e colegial procure uma boa faculdade. O Brasil viu um aumento do numero de faculdades impressionante nos ultimos anos, em São Paulo chegou-se a comentar uma época que uma pessoa passando em frente a uma faculdade deixou cair seu RG e a faculdade o matriculo naquele mesmo momento. Não seja vitima de uma faculdade ruim.
Não estou aqui para fazer propaganda de nenhuma faculdade, apenas para alerta-los que a concorrência é pesada fora do Brasil.

Quando estava no processo seletivo de meu ultimo e de meu atual emprego fora do Brasil concorri com pessoas formadas em faculdades melhores que a que eu me formei e muito mais conhecidas. Inclusive concorri com candidatos formados em hotelaria na Suiça.

E fica a pergunta, o que o Brasileiro tem?
O brasileiro tem jogo de cintura. Vou provar isso com uma tipica pergunda de profissionais de RH pouco preparados, ou aquele que leram dois livros sobre comportamento organizacional, entrevistas bem sucedidas e o Monge e o Executivo e pensam que sabem tudo. Tenho certeza que vários de vocês já se depararam com estes profissionais não somente de RH, acredito que eles existam em todos os segmentos da empresa.

O entrevistador mostra a foto abaixo ao candidato e pergunta?


Você acha que o copo esta meio cheio ou meio vazio?

Vamos as possibilidades:
1- Se o candidato responder que o copo esta meio cheio o entrevistador marcará um ponto positivo para o candidato, já que este tem uma visão positiva da situação.
2- Se o candidato responder que o copo esta meio vazio, hummmmm, existe uma boa chance de o entrevistador dispensa-lo já que na visão deste o canditato é negativo e tem uma visão muito pequena da situação.
3- Terceira possibilidade, e se o candidato disser que o copo esta exatamente pela metade. Ah, pegamos o RH, bem provavelmente o entrevistador irá pedir para o candidato optar entre a opção 1 ou 2, mesmo assim fará uma marca negativa no candidato por não ter uma opinião clara formada.

A melhor resposta. Caso a empresa que você esta aplicando ainda usa este tipo de pergunta, você deveria perguntar a si mesmo se deseja mesmo fazer parte daquela organização. Caso a sua resposta seja sim eis minha dica.

Seja honesto com o entrevistador, minha resposta seria:

Bem, temos algumas possibilidades, se eu disser que o copo esta meio cheio, você com certeza irá gostar de mim, pois pensará que tenho uma visão positiva das coisas. Agora se e te disser que para mim o copo vai estar sempre meio vazio? O que você vai pensar?
Digo que o copo esta sempre vazio pois eu tenho desejo de sempre aprender mais, de crescer, de me desenvolver. Tenho em minha bagagem profissional um forte histórico em Alimentos e Bebidas e se o copo esta meio vazio, eis minha oportunidade de vender mais uma bebiba, o que não existiria se o copo estivesse meio cheio. Ou seja minha visão negativa da situação na verdade tem um fundo positivo.

Deixo minha pergunta:
Diante desta situação e de minha resposta, o que você acha, o copo esta meio cheio ou meio vazio.

Você realmente acredita que algum europeu robotizado iria dar uma resposta destas? você acha que alguém formado na Suiça já pensou nisso? Nós brasileiros temos o jogo de cintura, a flexibilidade e o carisma em nosso sangue, desde o primeiro dia de nossas vidas. Una o jeitinho brasileiro usado de maneira correta ao sorriso genuíno que somente nós temos, eis algo que nenhum europeu conseguirá te passar.
Usemos isso a nosso favor.

Abraços,
Alex

If you enjoyed this post Subscribe to our feed

1 Comment

  1. Anônimo |

    Bom dia caros sr;venho por meio desse informar se e possivel contar com as vossas colaboraçoes,eu sou um homem trabalhador da area da costruçao civil sou ajudante de carpiteiro,mais no presente momento nao tenho recebido os salarios por que a categoria encontra-se em greve por melhores salarios,pra ser mais preciso o setor de costruçao civil encontra-se em greve.O sindicato junto com o ministerio publico encontra-se procurando chegar a um acordo com os patronaltas ,mais ate o momento ainda nao chegaram a um acordo,por isso eu estou passando algumas privaçoes e depois dessa greve eu nao cei o que ira acontecer, com algums operarios por exp; eu moro em um condominio e pago a quatinha de 95,00 de condominio e 243,39 de arredamento sou casado a pouco tempo ou seja a 3 tres anos,minha esposa e uma mulher guerreira apesar de ser uma pessoa nova mais graças a o bom Deus ter colocado uma pessoa especial em minha vida.Ela trabalha e tem segurado as pontas aqui em casa ou seja tem bancado com as dispesas, mais as vesez perde a paciencia e eu entendo e conveso com ela ai chegamos a um denoiminador comum,tudo isso que eu falo e a mais pura verdade diante de Deus e dos homens,pelo grande amor de Deus o todo poderoso e que eu esto pedindo a vossa colaboraçao,eu resido em um Barrio por nome Aguas Claras em Salvador Bahia Brasil, Eu pretendo ter uma vida melhor por isso tenho um projeto de vida que e ser um comerciante,eu vou compra um estabelecimento comercial aqui so que e um pouco caro mais espero poder contar com as vossas colaboraçoes,cei que o mundo e grande e Deus tem pessoas que com certeza vai me ajudar a ser feliz e contribuir com a felicidadesde muitos em todo mundo.O tesouro mais nobre que existir e a familia por isso devemos nos apegar com todas as forcas a os nossos familiares,pois foi Deus que nos deu e devemos zelar do que ele nos dar um grande abraço a todos ,eu me sinto otimo poder contar com voçes a milhares de quilometros,que bençao e a tecnologia quando e usada de forma correta e pra o bem que Deus abençoe infinitamente a todos que colaborarem diretamente ou indiretamente divulgando e orando a Deus .A minha conta e Banco itau agencia 1510,conta corrente 53093-2 favorecido eduardo oliveira dos santos,meus amados e queridos ermanos e amigos e companheiros Deus vos abençoe ricamente a todos e a os vossos familiares tambem,um grande abraço com o grande amor de jesus cristo o salvador da humanidade,aquele que morreu mais ressucitor a o terceiro dia e estar a destra de Deus Pai tudo foi por amor a nos a humanidade.Por favor divulgue e passe adiante todas essas informaçoes que sao muito importantes pra me e pra muitos.

     

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails