A Origem do Nome Dubai
Written on 23:37 by Alex Calé
Navegando por um site local, achei um artigo interessante e decidi traduzi-lo e colocar aqui.
A Origem do nome Dubai.
Existem muitas teorias de como Dubai foi batizada.
Uma delas é que Dubai é a combinação de palavras Farsi e para dois irmãos. Mais tarde se referindo a Deira e Bur Dubai.
Outros acreditam que Dubai foi batizada por pessoas que consideravam seu mercado uma versão menor de um grande mercado chamado Daba.
Outra possibilidade é que o nome veio de uma palavra que significa dinheiro - pessoas de Dubai eram tidas como bem financeiramente já que a cidade era uma próspera zona de comércio e trocas.
Vale mencionar que existe outra cidade chamada Dubai em Al Dahna, uma região da Arabia Saudita, entre Riyadh e Ad Dammam.
1833-1958
Durante o século 19, Dubai era uma pequena vila de pescadores, habitada por membros da tribo Bani Yas.
A familia Al Maktoum se estabeleceu em Dubai em 1833, quando membros da tribo Al Bu Falasah vieram de Abu Dhabi.
Apesar de jovem, Sheikh Maktoum bin Buti governou Dubai efetivamente e cresceu até se tornar uma linda cidade costeira. Com o crescimento da população Dubai se dividiu em 3 áreas principais: Deira, a maior e mais comercial. Na região oeste, Bur Dubai e Shindagha separadas por uma faixa de areia chamada Ghubaiba, que enchia de agua conforme a maré.
Oshindagja, situada as margens da baia de Dubai era a menor área e a região mais residencial. O Sheikh governante por costume morava nesta região.
Burros e camelos eram usados como principal meio de transporte em terra. Atravessar a baia era uma longa e difícil jornada contornando a mesma ou então utilizando uma abra, um pequeno barco de madeira utilizada até os dias de hoje, ou para atravessar a baia ou para levar passageiros das margens até os navios maiores.
O mercado central de Deira tinha cerca de 350 lojas, vendendo de tudo o que havia disponivel no mercado da época. Era o maior mercado da região.
Muitos dos artesãos no mercado não tinham uma loja mas trabalhavam no chão, o mais próximo que poderiam chegar de seus clientes. Eram conhecidos pelos seus nomes, e os clientes chamavam por todo o mercado até encontrarem a pessoa que estavam procurando.
Antes da chegada da eletricidade em 1952, lampiões de querosene e velas eram usadas para iluminar as casas. Carvão importado de Omar era usado na cozinha. água doce, vinha de fontes localizadas nos arredores de Dubai.
A maioria dos moradores vivia em um tipo de tenda, feita de folhas de palmeira, chamados barastis. Familias grandes montavem uma especie de vilarejo, similar aos dos indios no Brasil.
Os pontos altos da cidade eram os torres de vento de pedras de coral. As torres do observação e o Forte Al Fahidi. As torres de vento eram utilizadas para a ventilação das cassas assim como para resfriar a água que passava por debaixo delas. Construido em 1799 o forte é o prédio mais antigo de Dubai. Já serviu de casa para o governante, casa do governo e até mesmo prisão.
Rodando pela Net achei um blog com varias fotos da antiga Dubai, fotos bem dificeis de se ver por ai. As fotos não são minhas. Mas quero dividir com vocês.
Very Rare Photos of old Dubai
